sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Organização e apoio à Projetos Ambientais e Sociais- Ong Uru
Antonio Ademir Batista Falkembak (presidente)
Rua Belo Horizonte, 269 - Cascavel / PR – Cep.: 85.802-010
(45) 9962 - 0454/3225-3532
.
Antonio Falkembak: Natural de São Miguel do Iguaçu, mas há 24 morando em Cascavel/PR, Antonio Ademir Batista Falkembak, 40 anos, solteiro, têm uma vida dedicada a cuidar da vida das pessoas e do ambiente em que elas vivem. Ele atua como técnico ambiental desde 2004 e há 20 anos trabalha como bombeiro militar no 4º grupamento, além disso é presidente da Organização e Apoio a Projetos Ambientais e Sociais - Ong Uru desde 2005. Ele vem conciliando o trabalho de bombeiro, técnico ambiental e presidente da ONG com muita garra, porque ambos fazem parte de sua vida, “ser bombeiro é um orgulho, ser técnico ambiental foi despertado pelo fato de ser bombeiro e presidente da ONG é poder colocar em prática tudo aquilo que aprendi e continuo aprendendo no convívio com os parceiros que se somam a cada ação desenvolvida”, disse Antonio.
Ong Uru: A Organização e Apoio a Projetos Ambientais e Sociais-Uru é uma organização de direito privado, de caráter associativo, sem fins lucrativos, autonomia administrativa, fundada em 12 de setembro de 2001. A Ong é certificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP nos termos da lei 9.790, de 23 de março de 1999 e que consta no processo MJ 08015.004319/2003-16, conforme diário oficial.

Algumas das atividades realizadas pela URU

A entidade promoveu, em parceria com o Curso de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, em 2002 e 2005, respectivamente, do 1º e do 2º Seminário de Economia Ambiental.

A URU participa da Comissão de Formação de Educadores Ambientais (FEA) promovido pela Itaipú Bi-Nacional, Ministério do Meio Ambiente, IBAMA e Parque Nacional do Iguaçú, na Bacia do Paraná III.

Em 2006, a ONG participou ativamente do Projeto Trote Ecológico da Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC, juntamente com 05 Universidades locais. O encerramento deste evento contou com diversas apresentações artísticas.

Em junho de 2006 fundou o jornal Teia Ambiental com o objetivo de divulgar ações ambientais e culturais na Região Oeste e Sudoeste do Pará.

A entidade, também, realiza palestras com o tema “Educação Ambiental” em escolas, associações de moradores, empresas, comunidades religiosas e outras.

A URU possui os seguintes projetos: “Viveiro Escolar”, “Eu Reciclo”, “Sem Fronteiras”
“Pacote de leite”, “Captação de água Pluvial”, entre outros.

Viveiro Escolar – O objetivo deste projeto é a formação de viveiros de mudas de árvores e plantas medicinais nas escolas, através de parceria entre a entidade e a comunidade escolar, visando a prática da educação ambiental, a participação da comunidade em ações de melhoria da qualidade de vida. Propicia a recuperação de nascentes, fundos de vale, principalmente na região da comunidade.
Obs.: A URU está firmando parceria com o Centro de Educação Profissional (CEEP), para lançamento do projeto piloto de viveiro de mudas.

Pacote de Leite – Este projeto visa o aproveitamento da embalagem do pacote de leite para produzir mudas de árvores. O projeto tem como objetivo a educação ambiental, incentivando a reciclagem e a recuperação das matas. As mudas produzidas são distribuídas à população em atividades de educação ambiental.

Eu Reciclo – É um projeto educação sócio-ambiental para coleta seletiva de resíduos domésticos. A sacola de supermercados, utilizada para transporte de mercadorias, será utilizada para separar o lixo doméstico e como material de educação ambiental.

Sem Fronteiras – Projeto de Educação Sócio-Ambiental que objetiva a Educação Ambiental nas empresas envolvendo direção, funcionários e familiares dos funcionários através de conteúdo jornalístico, no Jornal Teia Ambiental.

Nenhum comentário: